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Configurações Iniciais

           O primeiro passo para utilizar o Caixa de Balcão é configurá-lo corretamente, para que ele se integre perfeitamente ao Módulo Financeiro, tirando assim o máximo proveito das funcionalidades oferecidas.

           No Menu Cadastro encontra-se a opção Formas de Recebimento.

              Este cadastro é utilizado para informar ao sistema quais são as formas utilizadas para registrar o recebimento de um Rol.

              Ao clicar no botão Pesquisar, o sistema apresenta todas as Formas de Recebimento cadastradas.

Para alterar um registro existente, seleciona-se o mesmo na grade e clica-se no botão Alterar.

           A exclusão é feita selecionando o registro e clicando no botão Excluir. O sistema não permite excluir um registro caso o mesmo já tenha alguma movimentação relacionada a ele.

           Para cadastrar um novo registro, clica-se no botão Incluir.

              Além da descrição da Forma de Recebimento, é importante selecionar o tipo correto.

              Cada um dos tipos disponíveis funciona de uma forma específica, sendo:

1 – Dinheiro

              Deve-se informar o código da Conta do Módulo Financeiro responsável pelo controle de dinheiro. Essa Conta receberá um lançamento de saída a cada Suprimento, um lançamento de entrada a cada Sangria e receberá a transferência do saldo de dinheiro no fechamento do Caixa.

2 – Cartão de Débito

              Deve-se informar o código de Cartão do Módulo Financeiro. Cada recebimento utilizando esta Forma de Recebimento gera um lançamento na opção de Movimentação de Cartões do Módulo Financeiro. Cartões de Débito sempre são lançados com vencimento no dia seguinte ao seu recebimento.

3 – Cartão de Crédito

              Deve-se informar o código de Cartão do Módulo Financeiro. Cada recebimento utilizando esta Forma de Recebimento gera um lançamento na opção de Movimentação de Cartões do Módulo Financeiro. Os vencimentos das parcelas de Cartões de Crédito obedecem o número de dias configurado no próprio cadastro de Cartão.

4 – Pix

              Deve-se informar o código da Conta onde o Pix deve ser registrado. Cada recebimento utilizando esta Forma de Recebimento gera um lançamento de entrada na Movimentação de Conta do Módulo Financeiro. Caso a lavanderia possua mais de uma conta bancária para recebimento de Pix, deve-se criar uma Forma de Recebimento para cada uma delas.

5 – Boleto

              Diferente das Formas de Recebimento anteriores, esta não é propriamente um recebimento. Ela é utilizada com o intuito de gerar uma Duplicata a Receber no Módulo Financeiro, para que sua cobrança ocorra por lá. Sendo assim, é possível utilizar a duplicata gerada para a emissão de boleto. Deve-se informar o código do Banco, para que a duplicata seja gerada corretamente.

Localização do Caixa Balcão

              As opções referentes ao Caixa Balcão são encontradas na tela de Balcão do INFINITI LAV, através do botão Caixa Balcão. O sistema apresentará a tela de Pesquisa de Sessões de Caixa.

Início do Dia

              No início do dia, é necessário informar o sistema o valor em dinheiro disponibilizado para troco, através da opção Suprimento.

              Esta opção fica localizada no botão Opções.

              Basta digitar o histórico do Suprimento, informar o valor e clicar no botão verde de confirmação.

       

              O Suprimento também é utilizado caso seja necessário reforçar o caixa no decorrer do dia.

              Apenas Suprimentos em dinheiro podem ser feitos.

IMPORTANTE:

 Os lançamentos feitos como SUPRIMENTO no Caixa Balcão aparecerão imediatamente como SAÍDA de dinheiro na Movimentação de Contas, do Módulo Financeiro.

Sangria de Caixa

              Durante o dia, pode ser necessário por segurança retirar algum valor em dinheiro do Caixa Balcão. Para isso, utiliza-se a opção de Sangria

              Basta digitar um Histórico para a Sangria e informar o valor que está sendo retirado do Caixa Balcão.

             

Apenas Sangrias em dinheiro podem ser feitas.

IMPORTANTE:

Os lançamentos feitos como SANGRIA no Caixa Balcão aparecerão imediatamente como ENTRADA em dinheiro na Movimentação de Contas, do Módulo Financeiro.

A SANGRIA NÃO DEVE SER UTILIZADA PARA PAGAMENTO DE NOTINHAS. Esses pagamentos devem sempre ocorrer através do Módulo Financeiro.

Recebimento de Rols na Entrada ou Baixa

              Para registrar os recebimentos dos Rols, é utilizada a Tela de Recebimentos. Esta tela é encontrada tanto no Rol quanto na opção de Baixa do Rol.

Para registrar um recebimento, deve-se clicar no botão +.

Na tela que se abre, deve-se dar duplo clique na Forma de Recebimento desejada. O sistema busca automaticamente o valor devido, que pode ser alterado se necessário. Feito isso, basta clicar no botão verde de Confirmação.

              A Forma de Recebimento escolhida vai aparecer na tela de recebimentos. É possível utilizar mais de uma Forma de Recebimento repetindo-se essa operação.

Fechamento de Caixa Balcão

               Considera-se uma sessão de caixa o conjunto de movimentações que ocorreram em um período. Ao final desse período, é necessário fazer o fechamento do caixa para conferência dos valores recebidos.

              Cada operação de fechamento de caixa gera uma sessão.

É importante que o caixa seja fechado diariamente ou a cada troca de turno do funcionário responsável.

              Para fechar o caixa, deve-se clicar no botão Incluir.

              Na tela que se abre, o sistema apresenta as seguintes abas:

1 – Geral: Apresenta na aba Geral os valores apurados de acordo com as Formas de Recebimento.

2– Movimentos: Relaciona todas as movimentações que compõem o Caixa que está sendo fechado.

3 – Lista de Rols: Mostra os Rols emitidos dentro da sessão atual.

4 - Baixas/Recebimentos: Mostra os documentos de baixa que foram emitidas dentro da sessão atual. 

               Na aba Geral, coluna Saldo Dig., deve-se informar os valores contados (dinheiro contado na gaveta, etc). Caso exista alguma diferença entre valores apurados pelo sistema e conferidos, ela será apresentada na coluna Diferença.

              Depois de informados os valores, basta clicar no botão verde de confirmação.

              Será gerado um registro de sessão de caixa, que será mostrado na tela de pesquisa.

              É possível imprimir a sessão de caixa através do botão Opções, selecionando Imprimir.

             Na impressão serão mostradas todas as informações referentes à sessão de caixa.

 

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