Blog

Definição

     Ao decidir implantar um sistema de gestão na empresa, o empreendedor se depara com um dilema: Optar por um sistema local ou na nuvem?

     Logicamente, cada fornecedor de software terá seus argumentos para defender o seu ponto de vista e o modelo que resolveu adotar.

     Ao pesquisarmos o assunto na internet, nos deparamos com uma série de fatores, que muitas vezes não se aplicam à realidade das pequenas e médias empresas, o que acaba mais confundindo do que esclarecendo.

     Nesse artigo, vamos mostrar os pontos que nos levaram a adotar o modelo local e porque ele é mais vantajoso para a realidade nossos clientes.

     Vamos começar definindo cada um dos modelos:

  • Sistema Local: Vamos considerar o modelo mais comum, em que se cobra um valor de instalação e uma mensalidade. Customizações podem ou não ser cobradas. O software fica instalado no computador da empresa.

Nota: Nós da INFINITI, em alguns casos não cobramos a instalação do sistema e NUNCA cobramos pelas customizações.

  • Sistema Web: Sistema por assinatura, onde os dados ficam armazenados na nuvem, não se cobra implantação e é cobrada uma mensalidade. Geralmente não possuem a opção de customização.

1 - Investimento Inicial

     Muitas das comparações entre softwares locais ou na nuvem citam que os softwares locais exigem um investimento inicial mais alto, o que acaba muitas vezes levando a empresa a optar automaticamente pelo sistema na nuvem.

     Acontece, porém, que na maioria das pequenas e médias empresas, não será necessário investir em hardware pesado para dar conta do volume de processamento.

     O mesmo ocorre com a aquisição do software. A maioria dos softwares voltados a esse tipo de empresa é apenas licenciado, o que dispensa o que seria o grande investimento de aquisição.

2 - Necessidade de instalação

     Entre os argumentos dos entusiastas dos softwares na nuvem, está o fato de que estes não precisam ser instalados no computador, bastando entrar no navegador e acessar o sistema.

     Considerando-se que a instalação é de responsabilidade do fornecedor do software, esse não chega a ser um motivo relevante que interfira na escolha, pois diferente do que acontece em grandes empresas, não será necessário manter todo um setor de TI para cuidar da infraestrutura.

3 - Backup e armazenamento dos dados

     A questão do armazenamento dos dados, no nosso ponto de vista, é uma questão que gera alguma polêmica.

     Ao optar pela utilização de um sistema na nuvem, teoricamente a empresa não precisa se preocupar com questões como banco de dados e backup.

     Mas analisando por outro lado, será que é mesmo mais seguro que todas as informações da empresa estejam armazenadas em um local com infraestrutura desconhecida? Afinal, estamos falando de informações estratégicas, dados de vendas, financeiro, etc.

     Enquanto que em um sistema local o banco de dados fica dentro da empresa e é de sua propriedade, o mesmo não acontece com sistemas na nuvem e não é raro o relato de empresas não puderam mais acessar seus dados ao decidirem trocar de software. Isso ocorre pois nesse tipo de sistema, as informações da empresa ficam armazenadas em um banco de dados único, junto com as informações de todos os outros clientes desse mesmo software.

4 - Preço

     Outro ponto que geralmente se discute é em relação à diferença de preços entre softwares locais e na nuvem.

     Os softwares na nuvem tendem a ser um pouco mais baratos, devido ao seu próprio modelo de negócios, embora hajam exceções à regra. 

     Como são fornecidos através de assinatura, seu foco é na quantidade de clientes que irão atingir. Por esse motivo, são mais restritos quanto à possibilidade de customização.

5 - Customização

     Customizar significa adaptar o software exatamente às necessidades da empresa. 

     Nesse quesito, o software local tem ampla vantagem, pois é não é nada comum que os fornecedores de softwares na nuvem ofereçam alguma flexibilidade de customização.

     A necessidade de customização nem sempre aparece de imediato. Dessa forma, é importante que essas mudanças possam ser feitas quando necessárias e que essa possibilidade esteja prevista.

     Quanto mais customizado o sistema, maior será seu aproveitamento por parte da empresa. É isso que torna a realização das tarefas mais ágeis, evitando retrabalho e economizando muito tempo.

     Nosso argumento ganha ainda mais força considerando que nossas customizações já estão incluídas nos valores dos nossos contratos. Sendo assim, oferecemos os benefícios da customização sem a necessidade de investimentos extras.

6 - Mobilidade

     A possibilidade de acessar o sistema de qualquer lugar é geralmente o recurso que mais faz brilhar os olhos de quem está se decidindo por um sistema de gestão.

     Embora seja um argumento tentador, precisamos considerar que uma coisa é PODER utilizar a Internet para usar o sistema e outra coisa é PRECISAR da Internet 100% DO TEMPO. Afinal, precisamos considerar que a Internet no nosso país não seja uma das coisas mais confiáveis atualmente.

     Na prática, qual o peso REAL dessa necessidade? 

     Além disso, principalmente em aplicações utilizadas em setores produtivos, nem sempre é uma boa prática disponibilizar Internet à vontade, pois isso é um convite a visitas ao Facebook, navegação em sites não confiáveis e uma série de outros problemas.

     Nos sistemas que fornecemos, a questão da mobilidade é resolvida através do módulo INFINITI APP, que permite o acesso a informações da empresa onde quer que esteja.

Conclusão

     Embora a maioria das aplicações que utilizamos atualmente esteja armazenada na nuvem, esse não é o principal ponto ao se decidir por qual modelo adotar. Mesmo possuindo vantagens evidentes, nem sempre essa é a melhor escolha para um sistema de gestão.

     Mobilidade é importante e não deve ser ignorada, mas é preciso levar em consideração a flexibilidade de customização oferecida e a segurança de seus dados.

Comente aqui
O seu endereço de email não será exibido no comentário
Campos obrigatórios são marcados com *
Ainda Restam Caracteres.
Atendimento
(32) 3531-9690 (32) 98846-8847 ( Whatsapp ) atendimento@infinitisistemas.com.br
Endereço
Rua Teixeira Soares, 205 • Bairro Industrial
Ubá / Minas Gerais • CEP 36500-000
Social
Curta nossa Fanpage Siga-nos no instagram Inscreva-se em nosso canal